Vantagens e desvantagens do Blogger e do WordPress

shutterstock_3165254691-1200x335
Como analisar seu negócio usando o Google Analytics
30 de agosto de 2016
organizacao-empreendedor-2017
Empreendedor, organize-se para 2017
18 de outubro de 2016

Vantagens e desvantagens do Blogger e do WordPress

A photo by Alejandro Escamilla. unsplash.com/photos/ABDTiLqDhJA

Hoje em dia existem diversas plataformas para criação de um blog. Mas cada uma tem seus recursos por isso cada uma se destaca de sua forma. Hoje, vamos falar um pouco sobre o Blogger.com, e o WordPress.org, vou fazer uma revisão completa das vantagens e desvantagens dessas duas plataformas, que atualmente são as melhores atuadas no mercado de criação e desenvolvimento de blogs.blogger-wordpress

Bom, cada um tem sua opinião sobre essas duas plataformas, positivas, e negativas, mas hoje aqui, tentaremos ver o máximo possível da positividade e da negatividade de criar um blog com uma dessas plataformas.

O Blogger é uma plataforma de criação de blogs, e também a mais usada no Brasil, o blogger é movido pela gigante de Mount View Google, que esta no poder dessa plataforma desde 1999, o blogger quando foi para o ar não era aquela coisa que várias pessoas se cadastraram, mas nos últimos anos o Google mostra criatividade, e deixa essa plataforma cada vez mais interativa.

O WordPress.org, foi criado por um aplicativo chamado de b2/cafelog, mais conhecido como porb2. Mas foi logo em 2003 que Matt Mullenweg e Mike Little deram inicio ao WordPress, e começaram a desenvolver as versões desse código que é totalmente gratuito.

Vantagens do Blogger

 

O Blogger é uma plataforma que muitas pessoas recorrem, por indicações de terceiros.

• Hospedagem:

Quando você cria um blog com o blogger, praticamente ele está em um lugar seguro, pois está hospedado no Google, e é quase impossível ele sair do ar, pois o google tem grande responsabilidade.

• Custos:

O blogger é totalmente gratuito, você não paga nada, se você gastar dinheiro com essa plataforma será apenas para investir em seu próprio blogger, quando você quiser.

• Painel:

O blogger te um painel muito moderno para os usuários, que impressiona cada vez mais, pois o nesse painel você tem muitas interações com outros serviços do Google, como: Google Analytics, Youtube, Google pus, Google Adsense, e com o próprio buscador da empresa.

• SEO:

O Blogger antigamente era péssimo no SEO, mas o Google melhorou bastante os recursos do blogger, deixando a plataforma bem potente no SEO.

Desvantagens do Blogger

 

• Segurança:

O blogger infelizmente não é bom na segurança, como por exemplo, se você adiciona uma pessoa como administradora ele tem o total poder do blog e também tem o poder de remover o próprio administrador chefe do blog, seria interessante se o Google configurasse isso, e se houvesse outro administrador no blog, ele tivesse poder apenas para coisas que o dono do blog permitisse como revisar as estatísticas, e ver se há novos comentários, concordam?

• Sistema de comentários:

O Sistema de comentários do blogger é ruim, pois é uma coisa muito simples, o usuário chega, comenta se estiver conectado a uma conta do Google ou outro serviço, e pronto acabou eles deveriam colocar uma coisa mais profissional, como pedir o e-mail e etc… como eu disse uma coisa mais profissional e ainda o blogger não suporta um comentário de mais de 4.096 caracteres.

• Bugs:

Outra coisa ruim é os bugs, realmente incomodam demais, você baixa um layout da internet instala no blog, e tem vários problemas, às vezes esses problemas não são nem no layout, mas sim na hora que você upar o template do computador para a internet.

Vantagens do WordPress

 

O WordPress mais recomendado aos profissionais em desenvolver web, está sendo também muito utilizado aqui no Brasil.

• Sistema de comentários:

O Sistema de comentários do wordpress só pode ser resumido em uma palavra “Perfeito”, pois é uma coisa muito profissional, o usuário tem que colocar o e-mail, o nome, e até pode colocar o link do site ou blog da pessoa, existe também um recurso para quem comentar em um blog em WordPress ganha um link de seu ultimo post ou outro, mais isso só é possível, se o administrador colocar.

• Usuários cadastrados:

No WordPress é possível que o seu criador abra uma área para os usuários, isso é muito legal, você cria uma pagina para cadastro e outra para login, e ainda usuários cadastrados em tal blog, tem direito a vários recursos disponibilizados pelo administrador.

• Layout:

Realmente os modelos criados com o WordPress.org são incríveis, existem desenvolvedores que criam layouts com uma aparência realmente perfeita, é impossível ver bugs, e essas coisas, é possível até criar uma rede social com essa plataforma.

• Segurança:

A segurança também é ótima, pois se alguém de retirar do seu próprio blog você simplesmente vai e desliga o servidor, e limpa as configurações, e tranquilamente pegue seu blog de volta.

Desvantagens do WordPress

 

• Hospedagem:

O WordPress não é pago, a única coisa que é paga é a hospedagem, e isso é ruim, pois você tem que pagar por mês, e isso deve pesar no bolso de muitas pessoas e, além disso, você pode contratar uma hospedagem que você nem conheça direito, e com isso estragar a reputação do seu blog na internet.

• Não há muitas interações:

Outra coisa ruim é a falta de interação, pois como eu disse o Blogger por ser do Google tem muitas interações, mas já o wordpress não tem essas interações com o google que é referência hoje nas empresas de tecnologia e internet.

• Difícil de usar:

O WordPress é ruim na parte de usar, pois não é só você entrar no WordPress.org e criar seu blog, você precisa entrar no site, baixar um código aberto do seu blog, depois configurar o banco de dados, jogar tudo para o servidor sem errar em nada, e ainda o painel é uma coisa moderna também, mas é preciso um pouco de tempo para acostumar e pegar manhas com as ferramentas dele.

Bem podemos concluir nesse artigo que nenhuma plataforma é perfeita, e ruim, podemos concluir que criar um blog é algo difícil em várias formas, mas cada um resolve com o seu jeito, e também podemos concluir que o Blogger ou WordPress são ótimas plataformas, só depende de você fazer a sua escolha e criar o seu blog com facilidade.
Somente quero lembrar que não eu não criei esse artigo para criticar ou avaliar uma plataforma, mas sim uma forma de mostrar o que elas são capazes de fazer, para que o blogueiro faça a sua escolha facilmente.

No Blog Marketing Online você pode encontrar outras dicas e informações sobre blogs.

 

Esse post foi escrito pelo Claudio Gomes do Blog Marketing Online. O Claudio Gomes é empreendedor online e offline. Empreendimentos e negócios. Trabalho com Internet Marketing/Negócios Online alguns anos e consegui acumular muitas informações sobre negócios e formas de ganhar dinheiro online. Trabalho com informática e represento uma empresa de perfumaria e cosméticos.

Eu super curto o trabalho dele e recomendo o site, corre lá! 🙂

1 Comentário

  1. Claudio disse:

    Quando eu comecei os meus primeiros passos no mundo digital foi no blogger e com o passar do tempo fui conhecendo mais e optei pelo wordpress.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *