Se você consegue encontrar Wally, você consegue encontrar a melhor palavra chave para otimizar seu texto!

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Se você consegue encontrar Wally, você consegue encontrar a melhor palavra chave para otimizar seu texto!

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Olá, tudo bem com você? Hoje nós vamos falar sobre SEO e sobre como você pode encontrar as palavras chave certas para trabalhar no seu texto.  Muita gente me procura achando que encontrar a palavra chave certa para otimizar o texto é quase uma missão impossível, mas na verdade é muito fácil. E passa por uma coisa que já está ficando até chato de falar, mas que é a mais pura verdade: você precisa conhecer seu público alvo.

Mas como eu já falei um monte sobre a importância de conhecer o público alvo, eu vou partir do principio que você já conhece seu público alvo, e aí, meu bem, tudo fica fácil. Depois que você conhece seu público alvo, achar a palavra fácil é tão fácil quanto encontrar Wally.

Obs: eu espero que você não fique tentando encontrar Wally aí na imagem em vez de ler o texto e encontrar o que realmente importa: a palavra chave certa para você e para o seu negócio!

E antes de começarmos a falar sobre palavra chave, eu quero conversar um pouco com você sobre processo de compra, ou jornada do consumidor, e como tudo isso interfere na hora de escolher a melhor palavra chave para você trabalhar.

Bom, suponho que se você está aqui em busca de conteúdo sobre SEO é por que tem um blog e está tentando vender algo.

E quando eu digo vender algo, eu incluo o pessoal do marketing de afiliados, o pessoal que quer ser apenas blogueiro, mas quer transformar isso em um negócio, o pessoal que vende um produto ou até mesmo um serviço.

 

SEO, palavra chave e a Jornada do Consumidor

tecnicas-de-seoPara falar de SEO e de palavras chaves, temos que entender qual o caminho que o cliente faz até chegar no seu produto, quais dúvidas eles têm e principalmente O QUE eles pesquisam no Google antes de chegar até você.

Mas, é preciso ficar atento pois o tipo de busca que o cliente está fazendo está altamente relacionado com a compra.

Vamos supor que você venda computadores. E você quer atrair clientes que estejam interessados nos seus produtos.

Então vamos pensar no que uma pessoa procura no Google quando ela quer comprar um computador.

Possivelmente a primeira busca dela será sobre “Qual melhor computador para X finalidade” E por x finalidade você pode colocar: trabalhar, design, jogar, etc.

Nesse momento o cliente está tentando descobrir o que é melhor para ele.. E após ler alguns textos, ele resolve que ele quer um notebook que tenha X, Y e Z características.

A partir disso ele vai fazer essa busca no Google e dar uma olhada no que as pessoas estão falando sobre determinadas marcas. Ele vai acabar ficando em dúvida entre a marca A e a marca B. E possivelmente vai escolher entre essas duas de acordo com coisas que são importantes para ele, como por exemplo o preço e também o pós venda, caso algo dê errado.

Então, ele vai procurar no Google sobre reclamações da marca A e reclamações da marca B. Isso vai ajuda-lo a decidir de acordo com o pós venda. Se as marcas forem igualmente boas, provavelmente ele vai atrás do melhor preço.

Nesse momento ele já sabe quais marcas e quais modelos de computador ele está disposto a comprar e que são a melhor opção para ele. Então vai procurar no Google por “notebook marca A modelo ZY”. E após encontrar o melhor preço e/ou uma loja de confiança, ele vai acabar comprando.

 

A melhor palavra chave é aquela que faz com que você atinja seu objetivo!

Então, qual seria a melhor palavra chave para quem tem uma loja virtual de computadores? Notebook marca A modelo ZY.

E para quem tem um blog que fala sobre tecnologia? “qual melhor computador para x finalidade”.

E para quem tem um site de avaliações e reclamações de marcas? “reclamações da marca x”

Lógico que mesmo tendo uma loja virtual você pode otimizar para as outras palavras chave, mas aí você precisará de outros textos que ajudem a solucionar o problema do cliente, por exemplo, se você está otimizando para “melhor computador para x finalidade”, seria útil ter depois um outro artigo que solucione as próximas dúvidas que o cliente terá.

 

Passo 1: Entenda o processo de venda do seu produto!

Por isso, o primeiro passo para descobrir qual a melhor palavra chave para o seu negócio, é entender o processo de vendas do seu produto e entender quais dúvidas os clientes têm antes de comprar.

E aqui vale ressaltar uma coisa: muito provavelmente, ao fazer uma analise de palavras chave no Google Keyword Tools (ou em qualquer outra ferramenta que você utilize), você vai perceber que o número de buscas mensais diminui conforme o cliente está mais perto de comprar o produto.

E a razão é muito simples: muita gente quer um computador para jogar, por exemplo, mas conforme elas vão se aprofundando, algumas delas decidem pela marca X com a configuração A, enquanto outra decidem pela marca Z com configuração B, então esse público vi se dividindo nas buscas.

Porém, quanto mais perto de realizar a compra o cliente está, mais alta a sua taxa de conversão. Se você é uma loja virtual e está muito bem ranqueado para a palavra chave “melhor computador para finalidade X”, você pode ter 10.000 pessoas entrando no seu site mensalmente, mas quantas delas compram? 1%? Já se você está bem ranqueado para “computador marca A, modelo Y”, você teria 1000 pessoas entrando no seu site e 50% comprando… (obs: essas são taxas de conversão fictícias, não foi feito nenhum estudo para chegar a elas e a intenção aqui é fazer com que você entenda o processo, porém cada nicho tem taxas de conversão muito diferentes!).

 

Passo 2: entenda quais são as buscas que seus clientes fazem

Continuando o papo sobre palavra chave certa, após descobrir para qual nível do processo de compra você quer otimizar, está na hora de descobrir quais as possibilidades de pesquisa que podem ocorrer.

O que eu faço é sempre pensar: se eu estivesse querendo saber sobre isso, o que eu buscaria no Google?

E vou anotando as diversas opções que aparecem na minha mente, inclusive frases completas.

 

Passo 3: Analise as buscas mensais no Google Keyword Tools e a concorrência no Keyword Explorer do Moz.

Depois eu vou até o Google Keyword Tools e vejo quais são as que tem mais buscas mensais e também vou até essa ferramenta aqui do Moz e analiso quais delas são mais fáceis de otimizar.

Junto as duas coisas (buscas mensais e dificuldade de otimização) e uso elas no meu texto.

 

Passo 4: Insira as palavras chave no seu texto já pronto!

tecnicas-de-seo3Uma coisa que eu acho importante ressaltar aqui é que eu NUNCA crio o texto baseado nas palavras chave, mas sim o processo contrário.

Por exemplo, após descobrir para qual nível do processo de vendas eu quero ranquear, eu penso no meu texto e escrevo ele.

Depois eu vou fazer a busca de acordo com o que eu estou respondendo nesse texto. E aí sim troco algumas palavras para que ele fique otimizado para aquele termo em especial.

Quando você faz o processo inverso, de primeiro encontrar a palavra chave e depois escrever, você acaba limitando o seu conteúdo, pois precisa escrever sobre aquilo em específico e fica se limitando à palavra chave e não em responder o que as pessoas querem saber. Isso prejudica a qualidade do texto, o que vai acabar prejudicando também o seu SEO, ou seja, todo o trabalho que você teve, foi em vão.

Se você gostou desse texto, compartilhe ele com seus amigos! E se você quer saber uma forma simples e efetiva de otimizar seus textos, clique aqui e baixe o meu check list de SEO. Ele é gratuito e lá você vai descobrir onde deve colocar suas palavras chave para ter mais resultados.

Além disso, se você ficou com alguma dúvida sobre o seu processo de compras ou tem alguma dúvida sobre o seu negócio e gostaria de saber a minha opinião, clique aqui e inscreva-se para receber uma hora de consultoria gratuita!

 

Um grande beijo e até a próxima!

1 Comentário

  1. Paulo Chaves disse:

    Quero agradecer o artigo, pra mim que esta comecando agora, esta sendo muito importante.

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