5 coisas que estão arruinando o seu posicionamento no Google

erro-anuncio-facebook2
5 Erros que você comete nos seus anúncios no Facebook!
22 de junho de 2016
Padrão-blog3
O Facebook mudou, como manter sua visibilidade?
5 de julho de 2016

5 coisas que estão arruinando o seu posicionamento no Google

erros-de-seo

Olá, tudo bem? Você já se perguntou o que pode estar te impedindo de conseguir chegar as primeiras posições do Google? O que os seus concorrentes têm que o nome deles está lá, enquanto o seu fica lá pela terceira, quarta página dos resultados?

Se você quer mudar a sua realidade e fazer com que o Google te enxergue (e te mostre como resultado para que os outros te enxerguem), seguem 5 fatores que podem estar te atrapalhando!

#1 – Sua hospedagem

Sabe aquela história que o barato sai caro? Pois é… Normalmente, as hospedagens mais baratas (ou as gratuitas) costumam apresentar alguns problemas, inclusive na velocidade do site. Talvez você tenha lido por aí que a velocidade do site não interfere diretamente no SEO, mas pense comigo. O Google analisa o seu site e o comportamento das pessoas que entram no seu site.

Normalmente as pessoas aguardam apenas 2 segundos pelo carregamento de uma página, em seguida elas desistem e vão para outro resultado.
Se o seu site demora muito para abrir, o que acontece? As pessoas abrem seu site, esperam um pouquinho, ele não abre, elas fecham e partem para outra.
O que o Google deduz: esse site é ruim, não tem conteúdo relevante ou tem algum outro problema, uma vez que as pessoas não ficam nele.
E se as pessoas não ficam nele, ele não é interessante. Se ele não é interessante, eu não vou mostrar ele para mais ninguém. Portanto, teste a velocidade de carregamento do seu site e veja se não está na hora de mudar de hospedagem!

#2 – O seu conteúdo

erros-de-seo1Não tem jeito, conteúdo e SEO andam juntos, de mão dadas e é quase o casamento perfeito. E sim, o seu conteúdo pode arruinar o seu SEO. Você pode ter a melhor otimização de palavras chave, mas se você não responde o que o seu leitor quer saber, ele vai fechar seu site e provavelmente não volta nunca mais.
Quando você faz uma busca no Google, você espera encontrar um determinado resultado. Se você não o encontra, você nunca mais volta aquele site, já que ele não resolve o seu problema. As pessoas vão até o Google pra procurar soluções, se você não dá a solução, o Google percebe e acaba não te mostrando mais para aquele resultado, então se pergunte: estou entregando o que as pessoas querem saber?

#3-O seu CTR

O que é CTR? É uma métrica que avalia quantas vezes as pessoas clicam no seu site com base em quantas vezes ele aparece. Pra ficar mais fácil: você tem um site, e ele está aparecendo como resultado quando as pessoas procuram pela palavra chave “jogos de computador”. O Google acha que você fala isso no seu site. E mostrou o seu site como resultado 2.000 vezes. Dessas 2.000 vezes, apenas 3 pessoas clicaram no seu site, o resto acabou escolhendo clicar em outras opções. O Google vai achar que tem algo errado com você, e vai te esconder. E aí, se o seu CRT está te atrapalhando, existe um outro fator que possivelmente também está te atrapalhando:

#4- Seu título

erros-de-seo3Se o seu CTR está baixo, pode ser que o seu título não esteja atrativo. Dizem por aí que devemos gastar 70% do tempo de escrita de um artigo pensando no título. Ele precisa entregar o que promete (e aí voltamos ao erro 2, sobre o conteúdo) e despertar a curiosidade a ponto das pessoas quererem ler o que você escreveu! Então, se o seu CTR tá alto, mas sua taxa de rejeição também está alta, melhor chegar se seu título está entregando o que promete. Já se o seu CRT está baixo, melhor ver se o seu título está bem escrito. SEO não é estático, é preciso fazer alterações e ir se adequando.

#5 – Público errado

Já reparou que em todos os meus textos tem algo sobre público? É por que ele é MUITO importante. MUITO mesmo. Nada nessa vida se faz direito sem conhecer o público alvo. Você não consegue vender, atrair, converter e nem chegar na primeira página do Google sem conhecer seu público alvo. E como o seu público alvo atrapalha o seu SEO? Bom, imagine que você tem um blog para mães. E você resolveu escrever um texto sobre Jogos de Computador.
E várias mães entraram para ler o que você havia escrito. Mas, por algum motivo, você escreveu um texto falando sobre quais os melhores jogos, falando sobre a jogabilidade e gráficos.

Algumas mães – que gostam de vídeo game – podem até se interessar, mas se é um blog de mães, a sua abordagem deveria ter sido falando sobre qual o melhor jogo para presentear o filho, quais jogos as mães deveriam ficar atentas, etc.
E como o Google entende isso ou te prejudica por isso? O Google está sempre atento as suas métricas. Então vamos imaginar que o seu texto sobre jogos de computador teve muitos cliques, muitas mães querendo saber a respeito. Mas assim que elas começam a ler e veem que a abordagem é diferente do que elas imaginaram, elas fecham seu site e vão fazer outra coisa.
O que acontece? Sua taxa de rejeição é alta. O Google vê isso, e te penaliza, e te esconde.
Então não basta ter conteúdo relevante, você precisa ter conteúdo relevante para o seu público alvo e para as pessoas que estão chegando até o seu blog.
A solução para isso é simples: ou mude o texto ou mude o público!

 

E se você está querendo saber como analisar todas essas métricas, todas elas estão disponíveis tanto no Google Webmaster Tools (ou Google Search Console) e no Google Analytics. Se você ainda não tem eles configurados no seu site, corre lá, é de graça, é importantíssimo para saber o que está acontecendo e ainda te ajuda a pensar em quais são as suas próximas ações!

 

Um beijo e até a próxima!

 

1 Comentário

  1. Anderson Camargo disse:

    Gostei do post, conteudo relevante… Depois da uma espiada na minha página que eu também tenho algo muito interessante para divulgação, com certeza você vai gostar.
    O endereço está linkado ai no meu nome.
    Att: Anderson

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *