O que é SEO e o que ele pode fazer pelo seu negócio

redes sociais, facebook, twitter, linked in, Google+, snapchat, Instagram, Blog, Pinterest
A importância das redes sociais para o seu negócio e como melhorar sua taxa de conversão!
10 de fevereiro de 2016
como-escrever-mais-melhor-e-mais-rapido4
3 Dicas para escrever mais, melhor e em menos tempo.
18 de fevereiro de 2016

O que é SEO e o que ele pode fazer pelo seu negócio

o que é seo, o que significa SEO

Olá pessoal, tudo bem? Hoje o texto é sobre um outro tema bem legal, SEO! E se você está se perguntando o que é SEO, SEO (Search Engine Optimization) é a pratica de melhorar a visibilidade e busca de um site focado em obter trafego grátis ou orgânico. Ou seja, SEO são técnicas que vão nos colocar na primeira página do Google!

E essas técnicas também são conhecidas como otimização. Otimizar um texto significa alterar seu conteúdo de forma que ele se torne mais atrativo – tanto para os usuários quanto para os motores de busca.

Existem três vertentes do SEO, White Hat, Black Hat e Gray Hat. O que nós fazemos aqui na Implementa Digital são apenas técnicas White Hat…

O que significa SEO White Hat são guiadas pelas diretrizes do Google e o que eles consideram como “boas práticas de SEO”.

Já as técnicas Black Hat são técnicas que podem ser consideradas manipuladoras e que correm o risco de penalizar o seu site. Ou seja, são técnicas consideradas “ilegais” pelos motores de busca. Geralmente elas trazem resultados mais rápidos, mas não duradouros, uma vez que quando os motores de busca descobrirem que você está utilizando essas técnicas, seu site será penalizado.

E as técnicas Gray Hat costumam misturar técnicas White Hat com técnicas Black Hat, mas mesmo assim, ao utilizar essas técnicas você corre o risco de ser penalizado pelos motores de busca, então é bom ficar de olhos bem abertos.

Diferença entre SEM e SEO

É importante também diferenciarmos o SEM do SEO. SEM (Search Engine Markeitng) é a prática de participar de leilões por anúncios pagos nos motores de busca, ou seja, é o que fazemos quando exibimos anúncios do nosso site no Google Adwords por exemplo.

SEM não é a mesma coisa que SEO. SEO é a otimização de textos e sites para que esses apareçam na primeira página do Google de forma totalmente gratuita! Então nada de confundir os dois, hein!

 

Por que você deve fazer SEO no seu site e como isso afeta o seu negócio?

O que é SEO, o que significa SEOBem, estar na primeira página do Google afeta o tráfego que você recebe no seu site. Alguns estudos apontam que cerca de 71% de todo o tráfego está na primeira página, e que os 5 primeiros resultados representam 68% dos cliques, ou seja, a maioria das pessoas não vai clicar em nada além dos 5 primeiros resultados.

Portanto, se você quer ter tráfego qualificado chegando no seu site, e muito importante que você trabalhe o SEO dele e que de preferência chegue na primeira página do Google.

Um outro estudo revelou que os usuários estão mais propensos a refinar as palavras chave da sua busca do que ir para a segunda página. Ou seja, aquela história de que o melhor lugar para esconder um corpo é na segunda página do Google, é bem verdade!.

Como o SEO funciona?

Cada um dos mecanismos de busca (Google, Yahoo!, Bing, etc), usa um robot específico. Os robots vasculham a internet a fim de descobrir novos sites e novas páginas.

Essa descoberta é feita através de links, ou seja, quando algum site linkar o seu site, os robots seguem esse link e acabam descobrindo você. Esse mecanismo de seguir os links criam mapas que fazem com que os robots encontrem cada vez mais sites e páginas.

O que é SEO, o que significa SEOAssim que o Robot encontra um site ele analisa todo o conteúdo e dados que encontrou para determinar sobre o que é essa página e para quais buscas ele deve ranqueá-la.

Então esse site é adicionado a uma base de dados, que também é conhecida como “index”.

Cada página é catalogada e então os mecanismos podem referenciar esses dados rapidamente quando precisarem e retornar os resultados apropriados quando você fizer uma busca.

Assim que alguém faz uma bisca, os mecanismos buscam em suas bases de dados quais resultados devem apresentar e os organizam de acordo com a autoridade do site.

O trabalho de um SEO consiste basicamente  em descobrir quais fatores são importantes para o ranqueamento dos resultados.

O SEO está em evolução desde 1945 e por isso já existem centenas de fatores que influenciam o ranqueamento do site, por isso desconfie de SEO’s que digam que somente utilizando palavras chave vão conseguir te ranquear melhor ou que garantem que você poderá chegar no primeiro resultado.

Como existem centenas de fatores para o ranqueamento, é impossível garantir que você conseguirá chegar no primeiro resultado do Google, já que ninguém sabe quais são todos os fatores que são considerados.

E se você quer saber mais sobre o que significa SEO e sobre como você pode utilizar algumas técnicas simples para começar a otimizar seus textos hoje mesmo, clique aqui e baixe gratuitamente o nosso Check List SEO, que te dá dicas rápidas e fáceis que podem te ajudar a ranquear melhor!

E se ficar com alguma dúvida, você pode me mandar um e-mail ou comentar aqui, é sempre um prazer te ajudar!

8 Comentários

  1. Sandra Walsh disse:

    Super Alana! Amei a página, era tudo o que estava precisando. Dinâmico texto e super didático. Obrigada.

  2. […] até você. Se você não está tendo muitos acessos orgânicos e quer melhorar isso, temos um texto sobre SEO para te […]

  3. Não é sempre que comento em post. Mas sinceramente tenho que te agradecer pelo trabalho que faz. Realmente seu conteúdo é muito bom. Parabéns, e continue postando conteúdo de qualidade sempre.

  4. […] SEO são técnicas para te colocar na primeira página do Google (se você não faz ideia do que eu estou falando, aqui tem um texto sobre isso). […]

  5. Seo para sites disse:

    Parabéns pelo conteudo, abraço 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *