Como montar uma estratégia de divulgação do seu blog – com planilhas grátis

por-que-não-estou-vendendo-crise-como-vender
6 motivos pelos quais seu ecommerce não vende, e a crise não está entre eles!
11 de março de 2016
conteúdo de qualidade, textos que convertem, textos bons, texto para blog
Como criar textos que as pessoas amem
6 de junho de 2016

Como montar uma estratégia de divulgação do seu blog – com planilhas grátis

calendario-editorial-blog-divulgar-facebook

Quando pensamos em estratégia de divulgação, seja ela de blog, de sites, produtos ou serviços, a teoria é muito linda e fácil: você posta nas redes sociais, depois de um tempo, se o conteúdo ainda for relevante você reposta.

Fazer isso quando você tem 1, 2, 3 posts no blog é ok, fazer isso com 3, 4 produtos, também é ok, mas e quando você tiver 10, 15? Como vai ficar tudo isso?

Por isso hoje eu quero compartilhar com vocês como eu faço toda essa organização, como eu compartilho meus posts e como sempre tenho conteúdo para as redes sociais, mesmo que eu esteja ausente, doente, sem internet.

#1 – Analise seu conteúdo

Primeiro de tudo pense: o que é realmente importante para o seu público alvo? Anote quais assuntos você considera importante para eles, o que costuma trazer engajamento, o que as pessoas gostam de ler. Para isso é importante conhecer seu publico alvo.

Depois de analisado isso, divida um papel em 4 partes e comece a analisar seus textos já postados e divida-os da seguinte maneira:

  • Textos que você postou e que tem tudo a ver com o que seu público alvo quer ler, com informações relevantes para eles E que tem engajamento, ou seja, que as pessoas comentaram nas publicações, que as pessoas comentaram no blog.
  • Textos que você postou e que tem tudo a ver com o que seu público alvo quer ler, com informações relevantes para eles MAS que NÃO tem engajamento, que não teve tanta interação quanto você esperava
  • Textos que não tem a ver com o que você acredita que seu público alvo queira ler, ou que não tenha tanto a ver com o seu negócio E que teve interação, comentários e compartilhamentos
  • Textos que não tem a ver com o que você acredita que seu público alvo queira ler e que não teve interações nem comentários.

#2 – Ação com os textos já escritos

calendario-editorial-redes-sociais-divulgacaoVamos começar com o mais fácil. Jogue fora – sem dó nem piedade – todos os textos que se encontram no item 4. Se não tem interação, nem tem a ver como seu negócio, vai ficar fazendo o que no seu blog? Se livra disso!

Pegue os textos que ficaram no item 3 e veja quais deles você pode aproveitar e acrescentar algum conteúdo que seja relevante e ainda assim manter o engajamento. Os que você achar que não tem como melhorar, repense se não é melhor jogar fora. A questão é que se não é assunto que o seu público alvo quer ler, quem está chegando no seu site para ler sobre isso, não é seu público alvo, e se não é, para que ficar alimentando tráfego desnecessário? Isso só atrapalha as suas métricas!

Agora vamos para o item 2 – veja como esses textos, que são o que seu público alvo quer ler, mas não tem interação podem ser tornar mais atrativos. Uma chamada para ação talvez? Ou quem sabe mudar alguma coisa? O texto está de fácil entendimento? Como estão as coisas? Analise tudo e faça o seu melhor para trazer engajamento para o texto.

E por ultimo, o texto 1! Esse é o mais fácil, a única coisa que você precisa fazer com ele é verificar se tem alguma informação que está desatualizada ou que talvez esteja errada, e arrumar, é claro. Aliás isso você deve fazer com todos os textos, não só com esse! Depois, é só partir para o próximo item!

#3 – Montando a estratégia de divulgação

Agora que você já transformou todo o seu conteúdo em conteúdo atrativo e importante e atualizado, vamos começar a divulgar?

calendario-editorial-divulgação-redes-sociaisoPrimeiro de tudo divida esse conteúdo em 2: textos que tem conteúdo que serão relevantes para sempre (ou por um longo tempo) e textos que daqui alguns dias já não serão mais relevantes.

Por exemplo se você tem um site de moda, um texto que fale sobre as tendências de moda verão de 2016 já estão parando de fazer sentido, e não tem muito mais o que falar sobre isso, então melhor deixar para lá. Já os textos que falam sobre tipos de corpo são conteúdos que podem ser acessados para sempre e que sempre farão sentido (e que são chamados de EVER GREEN) e por isso podem ser compartilhados para sempre.

Agora que você já separou o que pode ser recompartilhado e o que deve ficar bem quietinho, vamos começar a pensar em como divulgar isso?

Então conte quantos textos você tem. A frequência de divulgação tem que ser maior para quem tem poucos textos e menor para quem tem mais, já que você tem mais coisas para divulgar.

Aí monte – de forma intuitiva mesmo – uma tabelinha mais ou menos assim:

Rede Social 1ª Semana 2ª Semana 3ª Semana 4ª Semana Próx. Meses
Facebook
Instagram
Twitter
Pinterest
Linked in
Snapchat
Tumblr

 

E preencha com quantas vezes você vai compartilhar o mesmo post em determinada rede social, em cada uma dessas semanas.

Um exemplo da tabela preenchida:

Rede Social 1ª Semana 2ª Semana 3ª Semana 4ª Semana Próx. Meses
Facebook 4 vezes 3 vezes 2 vezes 1 vez 1 vez
Instagram 3 vezes 2 vezes 2 vezes 1 vez 1 vez
Twitter 4 vezes 4 vezes 3 vezes 2 vezes 2 vezes
Pinterest 5 imagens 2 imagens 2 imagens 1 imagem 1 imagem
Linked in 3 vezes 2 vezes 1 vez 1 vez 1 vez
Snapchat 10 vídeos 8 vídeos 5 vídeos 3 vídeos 1 vídeo
Tumblr 5 imagens 2 imagens 2 imagens 1 imagem 1 imagem

 

A intenção é a seguinte: que você saiba quantas vezes você vai compartilhar determinado texto em cada uma das redes sociais.  Nesse primeiro momento pode preencher de forma intuitiva mesmo, aos poucos você vai sentindo o que faz sentido para você e para o seu público.

E por que compartilhar o mesmo texto várias vezes? No início (ou na primeira semana), o texto é novo e compartilhando várias vezes você pode atingir mais pessoas que podem ter perdido um ou outro post. Sem contar que você pode fazer chamadas diferentes para esse mesmo texto, por exemplo, fazer uma primeira postagem convidando as pessoas para ler e uma segunda postagem citando algum dado interessante do texto.

Pode ser que algumas pessoas não se sintam interessadas para ler o seu texto ao ler seu convite, mas que se sintam intrigadas com a informação que você postou e queiram saber mais.

Por exemplo, você pode postar: “Oi gente! Hoje tem post novo lá no blog, estamos falando sobre X, corre lá pra ver”, e no dia seguinte, você pode  postar: “Você sabia que X Y Z? Não?! Aqui nesse link tem toda a explicação, vem ler!”.

Algumas pessoas podem não clicar no convite, mas podem clicar na informação, isso faz com que sua taxa de conversão seja mais alta.

 

#4 – Montando o seu calendário editorial e de divulgação

calendario-editorial-divulgar-facebook-instagramDepois, você pega um calendário mensal e vai dividindo os posts que você já tem, seguindo essa lógica. E se você não tem um calendário mensal, você pode clicar aqui e baixar o modelo que eu mesma utilizo + a tabela de frequência para você preencher. Você pode usar o Google Calendário por exemplo, faça como você se sentir mais à vontade! Até a agenda do celular é uma opção!

Vá dividindo os posts que você já tem para serem divulgados nas próximas semanas, mas já deixe espaço para divulgação dos seus posts novos! Por exemplo, se você posta um texto por semana, já sabe que na próxima semana terão que ter X posts em cada uma das redes sociais para esse post, e isso vai te ocupar X dias.

O cuidado aqui é para não deixar muitos dias cheios e outros vazios, sem conteúdo nenhum. Logo abaixo você pode ver como fica o meu calendário preenchido. Na verdade essa é uma versão mais bonita do meu calendário preenchido, rsrs. Eu costumo fazer o meu na mão, fiz esse no excell só para vocês verem algo mais organizado. (clica que aumenta)

2016-03-14

 

#5 – Automatizando tudo

Depois de ter colocado no calendário e organizado tudo, que tal manter tudo funcionando mesmo na sua ausência? O primeiro passo é encontrar o programa ideal para isso.

Os 2 que eu conheço e recomendo: Buffer e Hootsuit.

Qual a diferença? No Hootsuit você consegue fazer postagens no Instagram, no Buffer não.

Mas o Hootsuite só te permite ter 3 perfis de Redes Sociais na versão free, depois você precisa pagar. Para a maioria das pessoas a versão Pro deve ser suficiente e custa R$35,90 por mês (na versão anual).

Já o Buffer você pode ter um perfil por plataforma na versão free (ou seja, uma conta no facebook, uma conta no twitter, uma conta no Google+), mas você só pode agendar 10 postagens por dia, contando todas as redes sociais. Explicando melhor: se você se cadastrar hoje, você só vai poder agendar 10 postagens (independente de você estar agendando as postagens somente de amanhã ou do mês inteiro), mas amanhã você pode voltar e agendar mais 10 postagens.

O problema da versão free do buffer é que ela não inclui o Pinterest. Se você quiser utilizar a versão paga do Buffer você pode, custa apenas $10 por mês.

E o Instagram? Se você resolveu usar o buffer, você pode agendar os seus posts do Instagram pelo Latergramme. Na versão free você pode agendar até 30 posts por mês. O que dá – logicamente – um post por dia, por tanto, se você não está afim de comprar a versão pro ($10 por mês), lembre-se disso quando for fazer seu calendário de postagens.

Escolhida a melhor ferramenta para você, está na hora de começar a trabalhar.

Eu costumo criar uma planilha para mim, mais ou menos assim:

Rede Social Data Conteúdo Imagem
Facebook 12/03 Olá, você já viu o post novo sobre como organizar sua estratégia de conteúdo? LINK Nome-da-imagem
Facebook 14/03 Você sabia que você precisa conhecer seu público antes de gerar conteúdo para ele?Saiba mais aqui. LINK Nome-da-imagem

 

E aí depois disso vou jogando todas as postagens no programa. Claro que você não precisa fazer essa ultima etapa. Se você consegue, facilmente, olhar o calendário e passar isso direto para o programa, fique a vontade, estou apenas compartilhando como eu faço.

Sim, é trabalhoso, mas por enquanto é como eu tenho trabalhado e tem funcionado. Além do mais, depois de algumas postagens acaba que você não precisa se preocupar em ficar gerando conteúdo para as redes sociais, uma vez que já tem tudo isso pronto e agendado.

Cuidar das Redes Sociais além disso é muito fácil, pois você fica a vontade somente para compartilhar coisas realmente relevantes e que tem importância para o seu público, já que já tem postagens agendadas para todo dia.

Agora você não vai mais precisar ficar criando postagens de bom dia – boa tarde por que não tem nada melhor para postar! Kkk.

#5 – Algumas dicas extras

  • Utilize o bit.ly. Com ele você pode encurtar seus links e ainda consegue analisar de onde estão vindo seus cliques (do facebook, do twitter, etc). Além disso, o Instagram não permite que os links fiquem clicáveis, então é importante que você utilize o bit.ly para deixar os links mais amigáveis e assim as pessoas se sentirem mais a vontade para digita-los.
  • Cuidado com as imagens. Você estará postando várias vezes o mesmo texto, é obvio que você não vai poder postar todas as vezes com a mesma imagem. Escolha várias e crie imagens personalizadas para irem para as redes sociais. Você pode até repetir, mas escolha pelo menos umas 5 imagens para ir intercalando.
  • Continue interagindo nas redes sociais. Não é por que você já tem os posts prontos que você não precisa mais interagir com as pessoas! Os posts estão lá mas as interações são mais que necessárias, cheque quem andou curtindo e comentando e responda!
  • Se você olhou para tudo isso e acha que não vai ter tempo de fazer todo esse calendário e planilhas, saiba que nós também oferecemos esse serviço! Entre em contato!
  • E se você ainda não baixou, baixe agora, GRÁTIS, o nosso Calendário Editorial, é só clicar aqui.

Espero que vocês tenham gostado! Um beijo e até a próxima.

1 Comentário

  1. Muito bom seu artigo, só conteúdo de qualidade, parabéns pelo site, além do design estar fantástico o seu conteúdo também está muito bom, Sucesso sempre!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *