Empreendedor, organize-se para 2017

A photo by Alejandro Escamilla. unsplash.com/photos/ABDTiLqDhJA
Vantagens e desvantagens do Blogger e do WordPress
8 de outubro de 2016
como criar conteúdo para blog, produção de conteúdo para blog e site
Como criar conteúdo para blog – guia passo a passo
19 de outubro de 2016

Empreendedor, organize-se para 2017

organizacao-empreendedor-2017

Olá, tudo bem? Daqui exatamente 10 semanas, estaremos dando adeus a 2016. Foi um ano difícil. A crise afetou muitos negócios e muita gente – inclusive eu – está torcendo para que acabe logo.

Mas, para que 2016 vá embora de vez, que tal começar um planejamento para 2017? Essas 10 semanas são o tempo ideal para você planejar algumas coisas e colocar outras em prática, para começar 2017 com tudo e arrasando. Afinal, só assim 2017 vai ser melhor do que 2016!

E para te ajudar na missão de começar 2017 tinindo, seguem algumas dicas!

 

#1 – Onde você quer estar daqui 5 anos?

Eu gosto muito de fazer um exercício que vi em algum blog por aí e não lembro mais qual (sorry). É mais ou menos assim. Pare por 5 minutos e respire, dê uma boa relaxada, se concentre e aí feche os olhos e imagine que você acabou de acordar no dia 18/10/2021.

E aí, como estão as coisas? Se veja acordando, como é a sua rotina? Quem está junto com você? Onde você está trabalhando, em quais projetos está envolvido? Pense em TUDO com o maior número de detalhes possível.

Depois abra seus olhos e escreva tudinho o que você viu, como você se sentiu e como foi a experiência.

Para mim essa é a forma mais fácil de conseguir imaginar onde eu quero estar daqui 5 anos.

 

#2 – Como você chega lá?

organizacao-empreendedor-2017-3Bom, você já sabe onde você quer estar, agora… Como vai fazer pra chegar lá?

Eu costumo pegar um caderno só pra esse tipo de planejamento. Eu gosto bastante de me planejar escrevendo, mas caso você queira algo mais digitalizado, uma boa dica é usar o Evernote.

Eu costumo pensar ano a ano onde eu preciso estar para em 2021 estar aí onde eu quero. Então em 2020 eu preciso ter conquistado isso, isso e isso. 2019 a mesma coisa… E assim vou indo até chegar no próximo ano, ou seja, 2017.

Já que 2017 já está aí, eu faço o planejamento mês a mês do que eu quero alcançar.

IMPORTANTE: tenha certeza de que você está colocando metas e objetivos do tipo SMART (S- eSpecífica, M- Mensurável, Atingível, Relevante, Temporal). Pois só assim você vai conseguir alcançar todas elas.

Além disso, eu também tento selecionar umas 2 ou 3 metas pra cada mês, dependendo da complexidade delas.

Na ultima semana de dezembro de 2016 eu sento e transformo as metas de janeiro de 2017 em metas semanais. E a da primeira semana em metas diárias.

É trabalhoso, mas me ajuda MUITO a ter certeza de que estou no caminho certo e toda essa organização me ajuda muito na hora de me manter focada e realizando o que realmente importa para mim.

 

#3 – Lembre-se que você tem diversas áreas da vida

Muitas vezes, quando vamos fazer nossas metas, acabamos focando só em metas profissionais. Mas também temos que tomar conta da nossa casa, da nossa família, da nossa espiritualidade e até mesmo das nossas finanças.

Você já conhece a roda da vida? Eu uso ela para tentar sempre manter tudo em equilíbrio e sempre coloco metas de todas as áreas da minha vida. Alguns meses eu acabo dando mais atenção para algumas áreas do que para outras, mas tudo bem pois eu sei que logo logo eu vou voltar minhas atenções para aquela outra área.

 

#4- Não se desespere!

organizacao-empreendedor-2017-2Muitas vezes eu não consigo cumprir minhas metas. Muitas vezes eu me sinto desmotivada e preciso de uma ajudinha para me lembrar por que que eu comecei tudo isso. Mas tudo bem, isso acontece.

Permita-se. Permita-se não se sentir bem algum dia. Lógico que não podemos virar procrastinadores crônicos, mas um dia ou outro sem produzir não vai matar ninguém.

A vida é mais que isso. A vida é mais que metas e objetivos. As metas e objetivos tem que ser utilizadas a nosso favor e não o contrário.

Se algo deixou de fazer sentido para você, não tenha medo de tirar da sua lista. Se você está procrastinando a realização de alguma tarefa, questione-se o quanto aquilo é realmente importante na sua vida. As coisas precisam ser leves!

 

#5 – E para esse ano?

Bom, provavelmente você selecionou uma série de metas legais para 2021, mas com certeza você pode começar a trabalhar nelas desde agora. Que tal montar algumas metas para os últimos dias de outubro, novembro e dezembro? Ainda da tempo!

E o bom é que utilizando esse tempo para começar, você já vai ter uma ideia de quantas metas mensais, semanais e diárias você consegue realizar sem se sentir sobrecarregado. Assim já dá para começar 2017 muito mais organizado!

 

Gostou das minhas dicas? Então comente! Me conte como você tem se organizado e como pretende se organizar para 2017!

1 Comentário

  1. […] tudo bem? A gente já conversou aqui sobre como se organizar para começar 2017 com tudo organizado. Mas se você é empreendedor, eu […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *