Como fazer um planejamento estratégico

como criar conteúdo para blog, produção de conteúdo para blog e site
Como criar conteúdo para blog – guia passo a passo
19 de outubro de 2016
bm0xrfeqm0a-michael-ramey
Estamos de mudança…
1 de janeiro de 2017

Como fazer um planejamento estratégico

como fazer um planejamento estratégico

Olá tudo bem? A gente já conversou aqui sobre como se organizar para começar 2017 com tudo organizado. Mas se você é empreendedor, eu acho que é muito importante fazer um planejamento estratégico para começar o ano bem organizado e focando só no que é importante para você.

E se você não gosta de textão, tem vídeo com o mesmo conteúdo, é só dar play!

O planejamento estratégico é algo muito pessoal e que depende muito dos seus objetivos. Não existe essa de estratégia padronizada, a gente tem que encontrar o que é melhor para o nosso negócio. Então o que eu vou te falar nesse texto é como pensar de forma estratégica para planejar o que fará e como contornar os possíveis problemas que podem (e vão) aparecer.

Como fazer um planejamento estratégico

#1 – Definindo seus objetivos

A primeira coisa é definir seus objetivos e é claro, fugir de objetivos vagos. A melhor coisa é trabalhar com as tais metas SMART.

Para definir objetivos, pense no seguinte:

  1. Em quais redes sociais meu negócio está? Quais as métricas de cada uma dessas redes sociais? Quais são minhas metas para 6 meses (ou qualquer outro tempo) para essas redes sociais? Essas metas são realmente possíveis?
  2. Como está o site do meu negócio? Quantos visitantes eu tenho diariamente? Qual a taxa de rejeição do meu site? Quantos visitantes diários eu quero ter em X meses? Essa meta é realmente possível?
  3. Para quais palavras chave eu estou melhor ranqueado? Quantas buscas mensais cada uma dessas palavras chave tem? Para quantas palavras chave eu quero ranquear nos próximos X meses? Quais são as palavras chave que eu quero ranquear? Essas metas são possíveis?
  4. Quais conteúdos tem atraído mais tráfego para o meu site? Qual tipo de conteúdo é esse? Qual conteúdo tem menor taxa de rejeição? Qual conteúdo tem maior tempo de permanência no site? O que esse conteúdo tem de diferente dos outros? O que eu posso fazer para que todos os meus conteúdos sejam tão bons quanto esses?
  5. Quanto eu tenho vendido? Quanto a minha concorrência tem vendido? Quanto eu quero passar a vender nos próximo X meses? Essa é uma meta possível?

Essas perguntas todas vão te ajudar a ter uma visão geral do seu negócio e definir onde você quer chegar e em qual tempo. Além de te ajudar também a pensar se essas metas fazem sentido mesmo.

Depois de ter essa visão geral e ter definido seus objetivos é hora de…

#2 – Montar o planejamento estratégico

como fazer um planejamento estratégicoE a pergunta chave é: COMO EU VOU CONSEGUIR ISSO? Vamos supor que você tenha decidido que vai aumentar o número de curtidas na sua fanpage para 10.000 pessoas. Como você vai conseguir isso? Através de anúncios? Convidando seus amigos para curtir? Pedindo para alguns amigos te ajudarem a divulgar, como vai ser isso?

Se faça essa pergunta para cada uma das metas que você definiu. Inclusive para a meta de vendas. Pense em todos os detalhes!

 

 

#3 – Prepare-se para os problemas e erros

como fazer um planejamento estratégicoEstratégias dão errado. Isso é fato. Não tem muito o que fazer. E se der errado, fazer o que? Se der errado, se você não conseguir bater uma meta, ajuste-a. Veja até onde você foi e o que você pode fazer de diferente para alcança-la da próxima vez.

O que não pode acontecer é desanimar! Tente novamente quantas vezes forem necessárias e pense pelo lado positivo: agora você já sabe o que não dá certo. E isso já é uma graaande coisa!

 

Era isso que eu tinha para falar para vocês! Espero que vocês tenham gostado das dicas de como fazer um planejamento estratégico! Tem alguma coisa que você faz de diferente e que te traz resultados? Comente! Aposto que você vai ajudar muita gente!

Os comentários estão encerrados.