5 Erros que você comete nos seus anúncios no Facebook!

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5 Erros que você comete nos seus anúncios no Facebook!

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Eu sei como é… Você faz uma postagem no Facebook, acha que está super legal e que vai arrasar, aí você impulsiona a sua postagem… E aí? Retorno praticamente ZERO.

Aí você resolve fazer diferente. Vai lá e faz um anuncio mandando as pessoas para o seu site ou para sua página de captura… Mas e aí? Retorno próximo de ZERO de novo…

E então o que você faz? Joga a culpa no Facebook: anúncios no Facebook não trazem resultado!

Pois bem, eu posso te provar que isso não é verdade, e que tem 5 coisas que você está fazendo errado e por isso que você não tem resultado nenhum!

Erro 1: Você não encontrou seu público certo no Facebook

erro-anuncio-facebook4Uma coisa é conhecer seu público alvo, outra é encontrar o seu público alvo dentro do Facebook. São coisas distintas e que precisam de ações diferentes.

Depois de conhecido seu público alvo, vá até o Gerenciador de anúncios do Facebook e faça uma lista de possibilidades de anúncios, incluindo sexo, idade, localização, interesses, escolaridade, renda, e quantas outras informações você conseguir ali. Anote todas as possibilidades… E aí anuncie um valor baixo para testar em qual deles se encontra a maior parte do seu público alvo.

Porém aqui é necessário que ANTES de você fazer isso você leia os outros erros que vamos falar aqui nesse texto, por que se você cometer algum desses erros, todos os seus testes podem dar errado ou não trazer resultados!

É importante levar em consideração também todas as variáveis que se aplicam a um anúncio. Além do público alvo, será que era o conteúdo certo? Será que a imagem era boa? Será que você escreveu do jeito certo? (mas nós vamos continuar conversando sobre isso nos próximos erros).

Erro 2: Você não está respeitando a jornada do consumidor

Aqui nesse texto nós conversamos sobre a jornada do consumidor aplicada para o SEO, mas isso também é útil quando falamos sobre Redes Sociais e anúncios. O seu consumidor passa por vários processos antes de realizar a compra. Ele precisa primeiro identificar que tem um problema, para depois começar a pensar em soluções.

E não adianta nada você tentar vender para alguém que nem sabe que tem um problema. Primeiro você precisa ajudar essa pessoa a descobrir que ela tem um problema. Como fazer isso? Através de conteúdo relevante e relacionamento com o cliente.

Quando falamos em relacionamento com o cliente, acabamos caindo no erro 3:

Erro 3: Você faz campanhas únicas

erro-anuncio-facebook3Você anuncia conforme acha necessário, e cada hora está anunciando para uma pessoa, e não mantém o foco nem no público, nem no tipo de conteúdo, nem em nada.

Quando uma pessoa ve um anúncio seu pela primeira vez, ela pode clicar ou não. Mas se ela está vendo pela segunda vez, as chances dela clicar são maiores…

E se ela já leu alguma coisa sua e gostou, quando ela vir um anuncio seu novamente, com certeza vai clicar lá, pois já sabe que seu conteúdo é de qualidade.

E quando ela vir um anúncio seu vendendo alguma coisa, as chances dela comprar aumenta muito mais.

Quando você faz anúncios de forma constante e frequente, as pessoas se identificam com você, com a sua marca, você mata objeções e ainda torna sua marca conhecida.

O que não dá é querer que a pessoa compre algo sem que ela nunca tenha ouvido falar de você.

Erro 4: Seus anúncios não são escaláveis

Esse erro geralmente passa despercebido por muita gente. E se você estiver começando a fazer anúncios agora, provavelmente você ainda não se deparou com esse problema, mas mesmo assim vou falar sobre ele, assim você já se prepara para quando isso acontecer.

Se os seus anúncios não são escaláveis, eles não te permitem crescer. Se dentro do seu público existem 10.000 pessoas e você não consegue fazer modificações nele e escalá-lo, seu ROI pode até ser bom, mas chega uma hora em que você não consegue crescer mais.

Antes de começar a anunciar, tenha certeza de que você consegue escalar o seu anúncio.

 

Erro 5: Os seus anúncios não conversam com o seu segmento de mercado, ou você anuncia para muita gente.

Para ficar mais fácil, vou exerro-anuncio-facebook1emplificar com algo que acontece comigo. Meu público é: “pessoas que se interessam por empreendedorismo, SEO, blog, proprietários de pequenas empresas, marketing digital, etc”.

E como eu vou criar um anúncio que converse com todo mundo?

Alias, a pergunta deveria ser: PARA QUE criar um anúncio que converse com todo mundo? Os interesses de um blogueiro são diferentes dos interesses de um proprietário de pequenas empresas.

E pode até ser que o meu produto sirva para os dois, mas eu vou ter que me comunicar com essas pessoas de forma diferente.

Se eu quero divulgar esse artigo aqui para um blogueiro provavelmente vou falar algo assim: “Como evitar os erros mais comuns no Facebook e trazer tráfego para o seu site”, enquanto que se for anunciar para proprietários de pequenas empresas, seria algo como “Evite esses erros no Facebook e aumente sua conversão em vendas”.

Sim, talvez eu pudesse até falar de forma mais genérica, por exemplo “Descubra aqui os erros mais comuns em anúncios no Facebook” e talvez eu até tivesse alguns cliques nesse anúncio, mas não seria o mesmo do que se eu estivesse anunciando para o público certo, usando a mensagem certa e com uma imagem que realmente chame atenção dessas pessoas.

Pare de tentar encontrar uma solução que sirva para todo mundo, pare de criar anúncios genéricos e pare de tentar anunciar para todo mundo de uma vez.

Esse é o MAIOR erro que eu vejo por aí, e o que as pessoas mais cometem!

E você, comete alguns desses erros na hora de anunciar? Comente!

2 Comentários

  1. […] se você está criando anúncios no Facebook e não sabe nem por onde começar a segmentar, usar esses dados pode ser uma boa opção para […]

  2. aline disse:

    Muito bom seu artigo. Sucesso para nos empreendedores digitais.

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