3 Dicas para escrever mais, melhor e em menos tempo.

o que é seo, o que significa SEO
O que é SEO e o que ele pode fazer pelo seu negócio
16 de fevereiro de 2016
infogrfico-marketing-de-conteúdo
Infográfico – Como medir o marketing de Conteúdo
19 de fevereiro de 2016

3 Dicas para escrever mais, melhor e em menos tempo.

como-escrever-mais-melhor-e-mais-rapido4

Olá, tudo bem? Hoje o assunto é como gerar conteúdo para o seu blog de forma mais rápida… Alias, muitas pessoas sempre me perguntam como é que eu consigo gerar conteúdo para todos os meus clientes e ainda gerar conteúdo para o meu blog, e fazer isso de forma tão natural… E hoje eu resolvi compartilhar as minhas dicas com vocês para escrever mais, melhor e em menos tempo!

 

Dica 1 – Como escrever em menos tempo

como-escrever-mais-melhor-e-mais-rapido3Para conseguir escrever mais, elimine o tempo que você gasta pensando sobre o que você vai escrever. Como fazer isso? Organize-se! Separe as categorias do seu blog(e eu realmente espero que você tenha seu blog dividido em categorias, já que isso é importantíssimo para o SEO), dê uma lida nos textos que já existem nelas e faça uma lista de quais outros temas você ainda pode escrever dentro de cada uma dessas categorias.

E sabe aquelas zapeadas que você dá na internet em busca de conteúdo interessante? Aproveite ela para ter ideias e para guardar textos também! Indico o Pocket para a missão de guardar os textos. Mantenha tudo organizado pelas tags do Pocket e quando você for falar sobre determinado assunto, corra até lá, leia os textos que você tem guardado sobre aquilo e inspire-se!

Mas não se esqueça que copiar os textos é plágio, então leia as suas referências, entenda o que eles disseram e aí transforme todo o conhecimento absorvido em um texto único, com a sua cara e que fará todo sentido para o seu público alvo.

Todo esse trabalho de organização deve ser constante, e pode até parecer trabalhoso, mas ter tudo isso já pronto quando você vai escrever seu texto vai te poupar horas de curadoria de conteúdo, o que com certeza agiliza bastante o processo de escrever.

E cada vez que você for escrever algum texto, fique com a sua lista de ideias de artigos a mão. Aqui escrevendo esses poucos parágrafos eu já tive 3 ideias de novos posts!!

 

Dica 2 – Como escrever mais

como-escrever-mais-melhor-e-mais-rapido

Bom, a principal dica aqui é disciplina e organização (sim, organização de novo). Primeiro crie um calendário editorial, ou seja, defina as datas em que serão lançados posts e realmente cumpra essas datas (aqui entra a questão da disciplina).

Tem horas que não queremos escrever. E se você não gosta de escrever ou sente alguma dificuldade em fazer isso, talvez você nunca queira escrever. Mas é necessário. E qual o melhor remédio para isso? Simplesmente sentar e escrever. Ou me contratar para isso! 😉

Mas, se a ideia é você mesmo escrever seus posts, simplesmente sente, foque, desligue tudo o que pode te atrapalhar e escreva.

Mas se as dicas acima parecem muito simples para você, ou se você já faz isso e quer escrever ainda mais, vou te dar mais algumas.

Que tal gerar novos tipos de conteúdo para ver o que acontece? Para fazer isso existe uma regra de ouro: nunca pare de gerar conteúdo que você sabe que funciona!!! Se você está acostumada a escrever textos sobre um tema X, com uma média de Y palavras e isso tem dado resultado, continue! Mas que tal tentar coisas novas?

Você pode pensar em gerar textos sobre temas novos, de tamanhos diferentes ou até mesmo em gerar tipos de conteúdo diferente como ebooks, check lists ou alguns infográficos. Isso pode trazer um público novo até você!

Não se esqueça de visitar o Google analytics depois para verificar os resultados, dar uma olhada na sua taxa de rejeição e qual a média de tempo que as pessoas estão gastando em cada um dos seus conteúdos.

E, se você quer algo mais diferente ainda, vou dar outra dica! Não otimize esses textos, não perca muito tempo neles. E é claro a otimização SEO é muito, muito, muito importante, afinal é ela que vai trazer tráfego orgânico para você, mas se você costuma perder algumas boas horas fazendo isso, para que fazer isso com conteúdo que você ainda não sabe se funciona? Simplifique!

Simplesmente escreva o seu conteúdo novo e publique-o. Sem se preocupar muito. Após medir os resultados iniciais, decida se esse texto deve ou não ser otimizado, e o que mais você pode fazer por ele. Será que alguma informação ficou de fora e seria legal você acrescentar? Ou somente a otimização SEO já traria resultados? Aí é uma coisa que você deve pensar com base nas suas análises, mas nesse primeiro momento, simplesmente escreva!

 

Dica 3 – Como escrever melhor

como-escrever-mais-melhor-e-mais-rapido2

Leia. Leia, leia mais um pouco e depois leia de novo. Acho que essa história de que quem lê muito escreve bem é repetida desde que a gente é criança, né? Mas fazer o que se é a mais pura verdade?

Se você quer escrever melhor, leia.

E digo mais: estude. O português é uma língua difícil sim, existem milhares de regras… E exceções (para deixar tudo ainda pior). O corretor do Word pode ate ajudar, mas não faz milagres, então vamos estudar!

Quanto mais você entende a nossa língua, melhor você escreve, seus textos saem mais fáceis de ser lido e a sua audiência agradece.

Ficou com dúvida em como escrever alguma coisa, ou ficou com dúvida em como usar alguma pontuação, corre pro Google, ele pode te ajudar muito! Não tenha preguiça.

Mas se os estudos e a leitura já são coisas que você pratica, que tal rever alguns textos antigos? Incrível como o tempo pode nos ajudar com algumas tarefas. Sabe aquele texto que você escreveu há alguns meses atrás e que ainda traz audiência? Que tal voltar lá e dar aquela revisada?

Você pode incluir informações novas, que acabou de aprender, pode corrigir algumas coisas que talvez não estavam tão boas assim e o melhor de tudo, pode divulga-lo de novo nas redes sociais. Mesmo que as pessoas já tenham lido o seu texto, pode ser que naquela época aquele conteúdo não fazia tanto sentido para elas, mas que agora faça!

Ou então pode ser que a informação nova que você escreveu faça toda a diferença para essas pessoas…

 

Essas são as dicas que eu mesma coloco em prática todos os dias quando vou escrever um texto. Eu tenho um cronograma de revisão de artigos, um cronograma de postagem de artigos e meu Pocket vive recheado de informações novinhas para eu utilizar! Espero que as minhas dicas te ajudem, e se você tiver alguma dica, comente!! Vai ser muito bom aprimorar as minhas técnicas!

E se você tem gostado das minhas dicas, do meu trabalho e gostaria de me contratar, é só entrar em contato!

1 Comentário

  1. […] deve ser fluido, fácil de ler, fazer sentido e não ter erros de português. Nós já demos algumas dicas de como escrever melhor que você pode seguir para escrever textos […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *